Manutenção no WordPress

Websites - Manutenção no WordPress

A manutenção no WordPress é uma tarefa contínua que requer uma atenção constante.

É importante estar sempre atualizado com a última versão do WordPress e dos seus plugins, monitorizar a segurança e manter uma rotina de cópias de segurança regulares. 

É um conjunto de práticas fundamentais para garantir que o website continua a funcionar de modo eficaz, de forma segura e atualizada.

Seguem abaixo algumas das principais tarefas de manutenção.

Algumas Tarefas Regulares de Manutenção no WordPress

Atualização do WordPress

Atualização do WordPress

Manter sempre a versão mais recente do WordPress, dos plugins e do tema. As atualizações normalmente contêm desde correções de segurança a melhorias de desempenho.

Backup Regular

Cópias de Segurança

Fazer cópias de segurança regulares do seu website, incluindo a base de dados e os ficheiros do WordPress. Isto garante que, caso ocorra algum problema, possa restaurar o website rapidamente.

Monitorização de segurança

Monitorização de Segurança

Deve estar atento às vulnerabilidades e ameaças de segurança para garantir que o seu website esteja sempre protegido.

Limpeza de base de dados

Limpeza de Base de Dados

Remover comentários, posts de spam, revisões e rascunhos, bem como outros dados desnecessários da base de dados do WordPress, para melhorar o desempenho do website.

Página Não Encontrada

Página Não Encontrada

Verificar regularmente se existem links quebrados e corrigi-los. Isto ajuda a melhorar a experiência do utilizador e a manter um bom ranking nos motores de pesquisa.

Otimização de desempenho

Otimização de Desempenho

Verificar a velocidade do website e otimizá-lo, se necessário. Isto inclui a compressão de imagens, a redução do tamanho dos ficheiros e a implementação de um sistema de cache.

Monitorização do Website: Deverá verificar regularmente se o website está a funcionar corretamente, como por exemplo formulários de contacto e outros recursos interativos.

SEO no WordPress

SEO no WordPress

Para ajudar seu website a aparecer melhor classificado nos resultados de pesquisa do Google, é usado o SEO (search engine optimization – otimização de mecanismo de pesquisa), sendo este um conjunto de técnicas que deve aplicar no WordPress.

Para que quando efetuada uma pesquisa (logo após lista de “Anúncio” ou “Patrocinado”), possa apontar o seu website, deixo abaixo alguns pontos a ter em conta.
Pode também usar a ferramenta PageSpeed Insights (PSI) que gera relatórios sobre a experiência do utilizador em uma página, no telemóvel e computador. E oferece sugestões de como melhorar a página.

Alguns Pontos a ter em Conta no SEO

Escolha de URLs

A Escolha de URLs

As escolhas de URLs devem ser simples mas precisas e que contenham palavras-chave relevantes. Isso pode ajudar a melhorar o desempenho do website nos motores de pesquisa.

Plugin de SEO

Plugin de SEO

Instale um plugin de SEO. Existem muitos que oferecem boas ferramentas mesmo na sua versão grátis, para otimizar o seu website aos motores de pesquisa.

Palavras-Chave

Palavras-Chave

Adicione palavras-chave que sejam relevantes em títulos, descrições e tags para ajudar os motores de pesquisa a entender o conteúdo do website.

Títulos H1, H2, H3

Títulos H1, H2, H3...

Use tags de cabeçalho (H1, H2, H3...) de forma adequada para tornar o conteúdo mais fácil de entender para os motores de busca e usuários.

Imagens Identificadas

Imagens Identificadas

Otimizar as imagens do site para que elas carreguem rapidamente e incluam nomes de arquivo e texto alternativo com palavras-chave relevantes.

Tempo de Carregamento

Tempo de Carregamento

Faça melhorias para acelerar o carregamento do site, pois a velocidade é um fator importante para o SEO.

Backlinks: Deixei para último por ser o mais difícil e não estar diretamente em nossas mãos. É a obtenção de backlinks, isto é, links vindos de outros websites de alta qualidade que apontam o nosso como referência. Se criar conteúdo útil e interessante irá atrair os backlinks.

Mantendo uma boa gestão das redes sociais e unir o seu website também ajuda na conquista de autoridade.

Ao seguir estas regras de SEO no WordPress, pode melhorar o desempenho do website nos motores de pesquisa e atrair mais tráfego orgânico.

Precisa de ajuda? Entre em contacto

Partilhar esta página